O Conceito
“O mundo é um lugar perigoso para se viver… Não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”.
Albert Einstein
O Projeto Terra é um empreendimento social que tem por objetivo a geração de oportunidades de acesso a mercado para produtos artesanais brasileiros oriundos de projetos de geração de renda e inclusão social e/ou de produtos com conteúdo ecológico
Gerar oportunidades para que produtos artesanais brasileiros com conteúdo socioambiental cheguem aos mercados varejista, atacadista, corporativo e externo, mediante ações que promovam seu desenvolvimento, valorização, exposição, divulgação, marketing e comercialização.
Consolidar o Projeto Terra como referência nas práticas e conceitos de Comércio Solidário, obtendo o reconhecimento pelos parceiros, clientes e sociedade por seu apoio a iniciativas de preservação ambiental, ações de responsabilidade social e exemplos de respeito e solidariedade, oriundos de todas as partes do Brasil.
Ética nas ações da organização
Transparência e equilíbrio nos relacionamentos
Valorização e respeito às pessoas e ao meio ambiente
Incentivo ao Consumo Consciente e Solidário
Responsabilidade Social e Ambiental
“O mundo é um lugar perigoso para se viver… Não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”.
Albert Einstein
O Projeto Terra é fruto desta observação, é resultado de um crescente processo de inconformismo, sentimento que, a exemplo do nosso caso, fez surgir uma boa parte dos empreendimentos socioambientais que existem em todos os cantos do Brasil e do Mundo.
Com início de suas atividades em maio de 2002, o Projeto Terra adotou o conceito de Consumo Solidário, comercializando produtos brasileiros provenientes de comunidades artesãs, de artistas populares ou que tenham origem ambientalmente correta.
Nosso empreendimento é baseado em negócios feitos com equilíbrio, justiça, transparência e respeito, buscando parcerias entre produtores, revendedores e consumidores que, trabalhando em conjunto, possibilitam a melhora na vida de comunidades artesãs brasileiras através da inserção dos seus produtos nos mercados e promoção do seu desenvolvimento continuado e sustentável.
O desenvolvimento do conceito partiu da percepção de que este é um dos caminhos para melhorar a sociedade em que vivemos. A possibilidade de garantir a geração de renda em comunidades excluídas do mercado formal de trabalho – muitas delas nas periferias das grandes cidades – é uma forma de adotar papel ativo neste processo.
Acreditamos em vender produtos que tenham histórias para contar, que representem todo um conjunto de valores, permitindo a transformação do ato de compra em uma ação efetiva de mudança, para melhor, das condições de vida da nossa sociedade.
Acreditamos que nós, como consumidores, temos o poder de mudar a vida das pessoas mediante uma simples decisão de compra. De forma simplista poderia ser dito que, ao adquirir um dos mais de 6.000 diferentes itens dos mais de 400 fornecedores atualmente oferecidos no Projeto Terra, o consumidor, muitas vezes sem perceber, também participa deste mecanismo, passando a fazer parte desta rede que, de forma complementar às ações governamentais, busca soluções para melhorar a vida das pessoas, das comunidades e do Brasil.
Gostamos de imaginar que o alcance desta ideia é ilimitado…
Prêmio Planeta Casa – 2003
O objetivo do Prêmio Planeta CASA, promovido pela revista Casa Claudia da Editora Abril, é o de reconhecer e valorizar empresas e profissionais das áreas de arquitetura e decoração engajados com os princípios do desenvolvimento sustentável.
A loja Projeto Terra foi a primeira no Brasil a ser certificada pelo FSC – Conselho de Manejo Florestal, comprovando que todas as madeiras utilizadas em sua construção – nas escadas, no mezanino, nas paredes, no balcão, etc… – tiveram origem ecologicamente correta, tendo sido obtidas com manejo sustentável. Esta atitude inovadora em termos de incentivo à adoção dos conceitos de desenvolvimento sustentável nos fez, com muito orgulho, ser um dos vencedores do Prêmio Planeta Casa 2003.
Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo – 2003
Reconhecendo o importantíssimo papel que as empresas varejistas desempenham na sociedade brasileira, o GVcev – Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas promove, desde 2003, o Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo.
Com este Prêmio, o GVcev tem como objetivo reconhecer e incentivar programas ou ações de responsabilidade social desenvolvidos por empresas e instituições varejistas em todo o Brasil.
Por responsabilidade social empresarial, entende-se a posição ética e compromissada da empresa em relação às suas atividades e à sociedade. A inclusão da responsabilidade social na gestão dos negócios da empresa consiste num processo contínuo que abrange a adoção de princípios e valores nas relações com seus diversos públicos de interesse (funcionários, consumidores, fornecedores, acionistas, parceiros, governo, comunidade, meio ambiente, entre outros), visando a sua sustentabilidade a longo prazo.
O Projeto Terra foi um dos vencedores da primeira edição do prêmio, em 2003, em reconhecimento ao conjunto de nossas ações sociais e ecológicas. Durante a cerimônia de premiação, em agosto de 2003, tivemos a oportunidade de apresentar o case do Projeto Terra no auditório da FGV-SP.
Conheça todos os vencedores em http://www.fgv.br/cev/rsnovarejo/premio2003.htm
Prêmio Ambiental von Martius – 2003
O Prêmio Ambiental von Martius foi criado para reconhecer o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovem o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito ambiental.
O Prêmio Ambiental von Martius, foi instituído para transmitir uma mensagem sobre responsabilidade ecológica para o mundo, através da valorização de três importantes plataformas de ação: Humanidade, Tecnologia e Natureza.
O Prêmio Ambiental von Martius é o único concurso de projetos no Brasil e na América Latina a dispor de uma auditoria de procedimentos independente, realizada pela respeitada empresa de auditoria independente PriceWaterhouseCoopers e tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente/ONU, da InWEnt e da Senator Turismo Lufthansa City Center.
O Projeto TERRA ficou em primeiro lugar na categoria Humanidade, na edição de 2003. É uma premiação que reconhece nosso trabalho em prol da inclusão social, através do apoio a projetos de geração de renda em comunidade excluídas do mercado formal de trabalho.
Conheça mais sobre o prêmio em http://www.premiovonmartius.com.br
Instituído pelo Jornal Valor Econômico, com apoio técnico do Instituto ETHOS e Instituto AKATU, o Prêmio Valor Social é uma homenagem às empresas que têm no compromisso com a sociedade um critério de excelência e de gestão. Em cada categoria há uma empresa vencedora pelo resultado da votação popular (através do site) e outra conferida por uma banca de especialistas (jornalistas, representantes do governo, ONGs e empresários).
O Projeto Terra foi a empresa escolhida como vencedora pela banca de especialistas na categoria Micro e Pequena Empresa.
O Projeto Terra um dos vencedores do Prêmio Dolce Vita Amigo do Morumbi que busca reconhecer, divulgar e premiar as empresas e pessoas que pensam, vivem e promovem melhorias para o bairro do Morumbi.
O Prêmio ECO 2005, promovido pela AMCHAM – Câmera Americana de Comércio foi instituído para incentivar e premiar as melhores práticas e estratégias de Cidadania e Responsabilidade Social nas empresas.
O Projeto Terra foi vencedora entre as pequenas empresas na categoria Comunidades. É um prêmio que reconhece nossos esforços e nosso compromisso com a Responsabilidade Social e com o Desenvolvimento Sustentável.
Conheça mais http://pulitzer.amcham.com.br/cidadania/premioeco/2005/home_html
Dentro do seu objetivo de ser um “gerador de OPORTUNIDADES” o Projeto Terra inscreveu a OFICINA 22 no IV Prêmio UNICSUL de Intervenção Social, para que os jovens da Oficina pudessem utilizar os recursos ganhos com o prêmio para consolidar os passos dados até aqui na construção deste sonho de inclusão e de liberdade, tarefa difícil de conquistar apenas com a arte e o talento dos jovens envolvidos.
1º Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade – 2009
O Prêmio foi instituído pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, em comemoração aos seus 70 anos, com o objetivo de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da comunidade empresarial, e reconhecer as melhores iniciativas de sustentabilidade das empresas dos setores de comércio e serviços do Estado de São Paulo.
O prêmio faz parte da campanha FECOMERCIO SUSTENTÁVEL, que tem a finalidade de incentivar a criação de soluções práticas e viáveis que contribuam com o desenvolvimento social e a preservação ambiental, reconhecendo que o varejo tem um papel decisivo no fortalecimento da cultura da sustentabilidade, em função da sua proximidade com o consumidor final.
O Projeto Terra foi o vencedor na categoria Micro Empresa.
Veja mais: http://sustentabilidade.fecomercio.com.br/banco-de-praticas
Prêmio Brasil de Meio Ambiente – 2010
O 5º Prêmio Brasil de Meio Ambiente, promovido pelo Jornal do Brasil, tem por objetivo premiar e divulgar as iniciativas que mais se destacaram no Brasil em conciliar as atividades empresariais com a proteção ambiental, segundo os princípios de desenvolvimento sustentável.
O Projeto Terra foi vencedor na categoria micro e pequenas empresas, em reconhecimento ao nosso trabalho focado no incentivo ao consumo consciente, apresentando ao consumidor opções de produtos com conteúdo socioambiental.
O Projeto Terra foi um dos vencedores do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo, promovido pelo Instituto Superior de Administração e Economia e a Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV), visando reconhecer iniciativas que se preocupam com o meio ambiente e questões sociais responsáveis nos setores chave da economia nacional, contribuindo para torná-la mais competitiva em um ambiente de desenvolvimento sustentável.
É um prêmio que reconhece o trabalho que temos desenvolvido em busca de uma sociedade mais justa, equilibrada e solidária.
O Prêmio ECO 2018, promovido pela AMCHAM Brasil – Câmera Americana de Comércio e jornal Estadão, foi instituído para incentivar e premiar as melhores práticas e estratégias para a Sustentabilidade das empresas do país.
O Projeto Terra foi vencedora entre as pequenas empresas na categoria Produtos ou Serviços Sustentáveis. É um prêmio que reconhece nossos esforços e nosso compromisso com a Responsabilidade Social e com o Desenvolvimento Sustentável.
Conheça mais http://www.premioeco.com.br/banco/advanced_search_html?vencedores=1