O Projeto
O Projeto Terra é um empreendimento social que tem por objetivo a geração de oportunidades de acesso a mercado para produtos artesanais brasileiros oriundos de projetos de geração de renda e inclusão social e/ou de produtos com conteúdo ecológico
Missão
Gerar oportunidades para que produtos artesanais brasileiros com conteúdo socioambiental cheguem aos mercados varejista, atacadista, corporativo e externo, mediante ações que promovam seu desenvolvimento, valorização, exposição, divulgação, marketing e comercialização.
Visão
Consolidar o Projeto Terra como referência nas práticas e conceitos de Comércio Solidário, obtendo o reconhecimento pelos parceiros, clientes e sociedade por seu apoio a iniciativas de preservação ambiental, ações de responsabilidade social e exemplos de respeito e solidariedade, oriundos de todas as partes do Brasil.
Valores
Ética nas ações da organização
Transparência e equilíbrio nos relacionamentos
Valorização e respeito às pessoas e ao meio ambiente
Incentivo ao Consumo Consciente e Solidário
Responsabilidade Social e Ambiental
O Conceito
“O mundo é um lugar perigoso para se viver… Não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”.
Albert Einstein
O Projeto Terra é fruto desta observação, é resultado de um crescente processo de inconformismo, sentimento que, a exemplo do nosso caso, fez surgir uma boa parte dos empreendimentos socioambientais que existem em todos os cantos do Brasil e do Mundo.
Com início de suas atividades em maio de 2002, o Projeto Terra adotou o conceito de Consumo Solidário, comercializando produtos brasileiros provenientes de comunidades artesãs, de artistas populares ou que tenham origem ambientalmente correta.
Nosso empreendimento é baseado em negócios feitos com equilíbrio, justiça, transparência e respeito, buscando parcerias entre produtores, revendedores e consumidores que, trabalhando em conjunto, possibilitam a melhora na vida de comunidades artesãs brasileiras através da inserção dos seus produtos nos mercados e promoção do seu desenvolvimento continuado e sustentável.
O desenvolvimento do conceito partiu da percepção de que este é um dos caminhos para melhorar a sociedade em que vivemos. A possibilidade de garantir a geração de renda em comunidades excluídas do mercado formal de trabalho – muitas delas nas periferias das grandes cidades – é uma forma de adotar papel ativo neste processo.
Acreditamos em vender produtos que tenham histórias para contar, que representem todo um conjunto de valores, permitindo a transformação do ato de compra em uma ação efetiva de mudança, para melhor, das condições de vida da nossa sociedade.
Acreditamos que nós, como consumidores, temos o poder de mudar a vida das pessoas mediante uma simples decisão de compra. De forma simplista poderia ser dito que, ao adquirir um dos mais de 6.000 diferentes itens dos mais de 400 fornecedores atualmente oferecidos no Projeto Terra, o consumidor, muitas vezes sem perceber, também participa deste mecanismo, passando a fazer parte desta rede que, de forma complementar às ações governamentais, busca soluções para melhorar a vida das pessoas, das comunidades e do Brasil.
Gostamos de imaginar que o alcance desta ideia é ilimitado…